14/07/2017
Encontros visam interagir com gestores, conhecer a realidade assistencial e promover orientações éticas
A Delegacia Regional Metropolitana de Curitiba e Litoral do CRM-PR inaugurou este ano uma proposta de melhor interação com gestores públicos, diretores e integrantes do corpo clínico de hospitais e demais serviços de saúde da sua área de abrangência. A iniciativa tem entre seus propósitos promover esclarecimentos sobre as normas éticas que regem o exercício da atividade médica, a começar pela obrigatoriedade da responsabilidade técnica e clínica dos serviços de saúde, e também conhecer as dificuldades na atenção assistencial à população dos 32 municípios alcançados pela área jurisdicional da Dereg.
A reunião inaugural ocorreu em 19 de abril, em Araucária, município metropolitano com mais de 135 mil habitantes e com pelo menos 30 médicos ali domiciliados. O encontro com o diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Alberto Filipak Júnior, possibilitou conhecer um pouco mais da realidade assistencial da cidade, ao mesmo tempo em que os delegados do CRM-PR tiveram a oportunidade de expor as competências fiscalizadoras e orientadoras da Regional.
As visitas mais recentes ocorreram em São José dos Pinhais e em Paranaguá. Na tarde de 26 de junho, o encontro teve lugar no Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais. O diretor da Dereg da Região Metropolitana e do Litoral, Marcelo Henrique de Almeida, reuniu-se com o diretor técnico do hospital, Dr. Vilson José Ferreira de Paula; com a diretora técnica da UPA Afonso Pena, Dra. Thalita Janial Luiz; com a diretora técnica do SAMU de São José dos Pinhais; e ainda com o enfermeiro Rafael, do serviço de urgência e emergência da municipalidade. São José é o sexto município em volume populacional no Estado (mais de 350 mil) e conta com 181 médicos ali residentes.
Na manhã desta quinta-feira (13 de julho), representantes da Dereg tiveram uma reunião no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, sendo recebidos pelo diretor geral Rodrigo Gomes da Silva e pelo diretor administrativo Luciney Mendes. Além do diretor da delegacia metropolitana, Dr. Marcelo Henrique de Almeida, estiveram presentes o vice-diretor Dr. Araré Gonçalves Cordeiro Junior e o delegado Dr. José Antônio Ferreira Martins. Paranaguá, a décima cidade em número de habitantes (mais de 150 mil) e que tem 116 médicos com domicílio local.
Orientações éticas
Empossado no início deste ano como diretor da Regional, Marcelo Henrique de Almeida diz que as administrações públicas também estão em início de mandato e em sua maioria com dificuldades na gestão de serviços de saúde. Neste aspecto, ressalta a importância da atuação da Dereg, enquanto instância descentralizada, para bem orientar gestores e prestadores sobre as condições éticas necessárias para a boa prática médica e com reflexo na melhor qualidade da assistência e na prevenção ou redução de conflitos e denúncias.
Reitera o diretor da Dereg que as reuniões com gestores públicos, diretores e integrantes do corpo clínico de serviços hospitalares não têm objetivo fiscalizatório, função que é cumprida pelo Defep. Ele reforça manifestação feita quando do primeiro encontro, em abril: “Queremos expor as normas éticas e também outras orientações úteis ao cotidiano dos estabelecimentos, incentivando, por exemplo, a constituição do regimento interno e das comissões de ética, que funcionam como instrumentos como garantidores das condições para a boa prática da medicina”. O calendário para as novas visitas ainda está sendo elaborado e a Dereg está à disposição para possíveis esclarecimentos e até agendamento de reuniões.
Serviço:
Dereg da RM e Litoral
Horário
de atendimento: das 9h às 13h e das 14h às 18h
Endereço: Rua Victório
Viezzer, 84, Vista Alegre, Curitiba (PR).
Telefone: (41) 3240-4009
E-mail: rmc.litoral@crmpr.org.br
Funcionária:
Karin Neves Filus de Miranda